Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos: Perguntas & Respostas

fitoterapicos-perguntasO uso de agrotóxicos em plantas medicinais e a presença de seus resíduos em fitoterápicos é assunto de discussão constante e preocupação por parte das agências reguladoras, sendo a análise de resíduo de agrotóxicos solicitada nas principais normas internacionais para registro de fitoterápicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que essa análise seja incluída nos regulamentos dos países membros (OMS, 2007).

De modo a proteger a saúde do consumidor de fitoterápicos no Brasil, a RDC 26/2014, norma que disciplina o registro e a notificação de fitoterápicos, incluiu, nos seus Artigos 13 e 15, a necessidade de se apresentar os resultados da análise de resíduos de agrotóxicos nesses medicamentos.

As áreas de registro de fitoterápicos, de insumos, de laboratórios e de toxicologia da Anvisa, além da Farmacopeia Brasileira (FB) se reuniram para estabelecer a melhor forma de cobrança de análise de resíduos de agrotóxicos, fechando os textos das normas e as orientações a serem publicadas.

Leia o documento.

Colaboração: Osvaldo Albuquerque Cavalcanti e Comissão de Indústria Farmacêutica do CRF-PR.

‘‘Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.’’ 2 Coríntios 3:2 (clique aqui e se surpreenda)

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s