Chile autoriza venda de medicamento à base de maconha

Sativex foi liberado mediante receita médica

sativexO Chile autorizou, pela primeira vez, a venda regular de um medicamento à base de maconha. O país já debate um projeto de lei para legalizar a comercialização da droga, que ainda é proibida no local. Após receber a autorização do Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chile, o “Sativex”, utilizado para tratar esclerose múltipla e o controle de espasmos musculares associados, será o primeiro remédio a ser comercializado regularmente nas farmácias do país.

“Pela primeira vez no país, o ISP aprovou o registro sanitário de um medicamento fabricado à base de cannabis, o qual poderá ser distribuído e utilizado no Chile”, divulgou o órgão por meio de um comunicado em sua página na internet. O remédio terá um custo aproximado de US$ 1.500 e será importado e distribuído pelo laboratório que solicitou a permissão de comercialização ao ISP. Para comprar o medicamento será necessário apresentação de receita. As autoridades afirmam ainda que os estoques serão controlados.

“O registro sanitário do Sativex foi aprovado, uma vez que cumpre com todos os requisitos de qualidade, e por já ter demonstrado sua segurança e eficácia no uso para o qual é indicado”, declarou o diretor do ISP, Alex Figueroa, no comunicado on-line. A venda de medicamentos produzidos via cannabis foi autorizada em dezembro de 2015 pela presidente Michelle Bachelet por meio de um decreto que legalizou a elaboração e comercialização desse tipo de fármaco.

No Chile já é permitido o consumo privado de maconha, no entanto, sua venda ainda é proibida. A lei deixa uma interpretação livre sobre o cultivo para uso pessoal. Nesse momento, o Congresso chileno debate um projeto de lei que irá regulamentar o uso e autocultivo da maconha.

Fonte: O Globo

‘‘Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.’’ 2 Coríntios 4:16 (clique aqui e se surpreenda)

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s