Acesso a tratamentos para o controle da asma poderá ser ampliado

bronquiosOs pacientes que sofrem com asma poderão alcançar uma importante conquista nos próximos dias. Isso porquê a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) abriu uma enquete para receber contribuições para atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Dentre os protocolos, o de asma é um dos que pode ser atualizado, afinal ele ainda não prevê a padronização de tiotrópio, por exemplo, que é um medicamento inalatório importante para o controle da asma, responsável pela diminuição das crises e exacerbações em pacientes adultos com asma grave que continuam com sintomas mesmo em uso de medicamentos inalatórios a base de corticoide e broncodilatadores de outra classe.

De acordo com o Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20 milhões de brasileiros têm asma. Mesmo sendo uma doença que pode ser controlada, com uso de medicamentos, controle ambiental e a prática de exercícios físicos, dados recentes do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil) mostram que a cada dia no Brasil, três pessoas com idades entre 5 e 64 anos morrem por asma. Entre os anos 2009 e 2013, foram registrados mais de 2 mil óbitos no país.

Isso acontece porque a asma é uma doença crônica e sem cura. Para garantir que a asma não tenha impactos no dia a dia, é necessário realizar acompanhamento médico e fazer uso regular de medicamentos para controle, não apenas em momentos de crise. O tratamento incorreto da asma aumenta as possibilidades de crises graves e riscos futuros da doença, tais como perda definitiva de capacidade pulmonar, instabilidade, má qualidade de vida ou até o falecimento. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2015, mais de 320 mil internações aconteceram por decorrência da asma.

Leia a notícias completa no site Investimentos e Notícias

‘‘Jesus disse: E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.’’ João 12:32 (clique aqui e se surpreenda)

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s