Fábrica produzirá 60 milhões de ‘Aedes’ transgênicos por semana

Após cruzar com fêmeas selvagens, machos do mosquito modificado transmitem a seus descendentes um gene que os faz morrer antes da idade reprodutiva.

aedesUma fábrica com capacidade para produzir 60 milhões de mosquitos Aedes aegypti transgênicos por semana foi inaugurada nesta quarta-feira, 26, em Piracicaba, no interior de São Paulo. É a primeira unidade de produção em grande escala do mosquito geneticamente modificado para combater o Aedes aegypti selvagem, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O volume semanal é suficiente para tratar áreas urbanas com até 3 milhões de pessoas.

A empresa Oxitec investiu R$ 20 milhões no projeto, que ocupa área de 5 mil m² e amplia em 30 vezes a capacidade atual de produção. A empresa já desenvolve desde abril 2015, em parceria com a prefeitura, projeto de controle do mosquito selvagem com o uso do chamado Aedes do Bem.

No Cecap/Eldorado, primeiro bairro tratado, houve diminuição de 82% na população de larvas e de 91% nos casos de dengue – foram 133 de julho de 2014 ao mesmo mês de 2015 e apenas 12 no período seguinte. Em julho deste ano, o programa foi estendido à região central da cidade e, em setembro, a outros dez bairros, atingindo cerca de 60 mil moradores.

O Aedes transgênico recebeu parecer favorável da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que o considerou seguro do ponto de vista humano, ambiental, animal e vegetal. Os machos geneticamente modificados, que não picam, nem transmitem dengue, buscam as fêmeas selvagens para se reproduzir e transmitem a seus descendentes um gene que os faz morrer antes de atingirem a idade reprodutiva. Eles herdam um marcador fluorescente que permite a identificação em laboratório, possibilitando o rastreamento e avaliação dos resultados. O projeto em Piracicaba tem caráter de pesquisa e vai custar à prefeitura R$ 3,7 milhões.

Fonte: Estadão

‘‘Respondeu Jesus a Pilatos: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.’’ João 19:11 (clique aqui e se surpreenda)

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s