Câncer vai matar 5,5 milhões de mulheres em 2030, diz relatório

Aumento está ligado ao crescimento e envelhecimento da população

cancer-tatuagemO câncer vai matar 5,5 milhões de mulheres — aproximadamente a população da Dinamarca — em 2030, um aumento de quase 60% em menos de duas décadas, afirma relatório divulgado nesta terça-feira pela Sociedade Americana de Câncer. Essa projeção está relacionada com o aumento e envelhecimento da população. Mulheres que vivem em países pobres e em desenvolvimento serão as mais afetadas, vítimas de cânceres que podem ser prevenidos.

— A maioria das mortes vai ocorrer em adultos jovens e de meia idade — disse Sally Cowal, vice-presidente em saúde global da Sociedade Americana de Câncer, alertando para os danos que isso irá provocar para famílias e economias nacionais. — (O relatório) destaca a grande desigualdade geográfica na disponibilidade de recursos, medidas preventivas e tratamento para combater a crescente ameaça do câncer.

Atualmente, o câncer é responsável por uma em cada sete mulheres mortas no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares em causa de mortes. Entretanto, os quatro tipos de cânceres mais mortais — mama, colorretal, pulmão e cervical — podem, em muitos casos, serem prevenidos ou detectados no início, o que aumentariam as chances de tratamento.

Em países pobres, o diagnóstico é tardio, o que reduz as chances de sobrevivência. E as mulheres nesses países estão vivendo mais tempo, por causa de melhorias no atendimento básico de saúde, mas isso faz com que elas sejam mais suscetíveis ao câncer. E nos países em desenvolvimento, as mulheres estão sendo mais expostas a fatores de risco conhecidos “associados com a rápida transição econômica”, diz Sally, “como falta de atividade física, dieta não saudável, obesidade e fatores reprodutivos”, como postergar a gravidez.

“Por causa dessas mudanças, cânceres que eram comuns apenas em países de alta renda per capita estão se tornando mais prevalentes”, diz o relatório. De acordo com a Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer, em 2012 foram registrados 6,7 milhões de casos e 3,5 milhões de mortes por câncer entre mulheres, sendo 56$ dos casos e 64% das mortes em países menos desenvolvidos. “Esses números devem aumentar para 9,9 milhões de casos e 5,5 milhões de mortes entre mulheres anualmente em 2030”, indica o relatório.

Fonte: O Globo

‘‘Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.’’ 2 Pedro 1:17 (clique aqui e se surpreenda)

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s