Amoxicilina de 6 fabricantes tem fabricação suspensa

Ação é preventiva e a amoxicilina que está no mercado pode ser consumida. Fabricação foi suspensa por alteração no modo de síntese da matéria prima sem aprovação pela Anvisa

amoxicilinaA Anvisa suspendeu nesta sexta-feira (11/11), a fabricação do medicamento amoxicilina, com rota de síntese não aprovada, de seis diferentes laboratórios. O motivo é que o processo de síntese do insumo farmacêutico foi alterado sem a aprovação da Anvisa. O insumo farmacêutico é a matéria prima necessária para fabricar a amoxicilina. Por isso, a sua forma de obtenção, também chamado de rota de síntese, é importante para garantir a qualidade e as características do medicamento final.

A ação da Anvisa é preventiva e atinge somente a fabricação, dos produtos com rota de síntese não aprovada, para garantir que os medicamentos mantenham o mesmo padrão de qualidade de quando foram registrados na Anvisa. Os produtos que estão no mercado podem continuar sendo consumidos. A suspensão de seis laboratórios ao mesmo tempo aconteceu porque as seis empresas listadas abaixo adquirem o insumo farmacêutico do mesmo fabricante internacional. Laboratórios com suspensão de fabricação da amoxicilina: União Química Farmacêutica Nacional S.A, Medley Farmacêutica Ltda, Cimed Indústria de Medicamentos, Cifarma Científica Farmacêutica Ltda, Prati Donaduzzi & Cia Ltda e Ache Laboratórios Farmacêuticos S.A.

Confira os detalhes das amoxicilinas com fabricação suspensa

Laboratório Medicamento (inclui todas as apresentações)
União Química Farmacêutica Nacional S.A
  • Todas as apresentações de amoxicilina
Medley Farmacêutica Ltda
  • Amoxicilina cápsula 500 mg;
  • Amoxicilina pó para suspensão oral;
  • Lanzoprazol cápsula + claritromicina comprimido revestido + amoxicilina trihidratada capsula;
  • Pyloripac;
  • Pyloripac Retrat.
Cimed Indústria de Medicamentos
  • Amoxicilina tri-hidratada
Cifarma Científica Farmacêutica Ltda H. Bacter (lansoprazol + claritromicina + amoxicilinatri hidratada.
Prati Donaduzzi & Cia Ltda
  • Amoxicilina 50mg/ml pó ara suspensão oral;
  • Amoxicilina 500 mg capsular.

Lanzoprazol 30mg + Claritromicina 500 mg + Amoxicilina tri-hidratada 500 mg.

Ache Laboratórios Farmacêuticos S.A.
  • Novocilin;
  • Amoxicilina.

Proibidas cápsulas de vitaminas e produtos Multiphytus – Comércio de produtos com propriedades fitoterápicas da Empresa Multiphytus está proibido em todo território. Confira essa e outras medidas da Anvisa. A publicidade de complexos vitamínicos sem registro na Anvisa e o funcionamento da empresa Multiphytus que não possui autorização de funcionamento motivaram a proibição de todos os produtos comercializados por tal empresa. Além da fabricação dos suplementos e vitaminas, a Anvisa determinou a proibição da distribuição e uso de todos os estoques, sejam eles comercializados através de lojas físicas ou pelo endereço eletrônico da empresa.

Produtos médico-hospitalares irregulares – A membrana anticongelante marca Iceprotection, usada para o tratamento de criolipólise, foi proibida de ser comercializada no Brasil. A empresa fabricante da membrana, Intercience Comercial Ltda, está, portanto, proibida de fabricar o produto, que não possui registro na Anvisa, e é responsável pelo recolhimento de todo o estoque do Iceprotection. Também irregular e sem cadastro, a bandagem elástica para tratamento de úlceras vasculares e edema linfático, Unna Heal, teve comércio suspenso. O produto Unna Heal – Bandagem Elástica Bota de Unna lote U012/16 utiliza de uma composição química em desacordo com o registro na Anvisa. A empresa, Casex Ind de Plast Prods Médicos Hospitalares Ltda, fica responsável pelo recolhimento do estoque relativo ao produto destacado. Confira aqui as resoluções na íntegra publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14/11).

Suspensão de cosméticos, saneante e suplementos – Publicadas nesta sexta-feira (11/11) no DOU suspensões de lotes de cosméticos, de produto de limpeza clandestino e de suplementos alimentares. Foram publicadas nessa sexta-feira (11/11), no Diário Oficial da União (DOU), as suspensões de lotes de cosméticos fabricados pelas empresas Frielo do Brasil Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. e A’Revalo Indústria e Comércio de Cosméticos, Importação e Exportação Ltda. Ainda, a apreensão dos cosméticos fabricados pela Cutis Real, de saneante clandestino e alimentos fabricados por Vidfarma Indústria de Medicamentos Ltda. O lote 463 do produto Reconstrução Havaiana – Tratamento Intensivo, da marca Tribus Profissional (Val 09/01/2019), está com percentual de formol acima da especificação máxima permitida (máx. de 0,2%). O Laudo de Análise Fiscal de contraprova n° 791.CP/2016, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Formaldeído (2,8%).

O mesmo ocorreu com o lote Ztcph1605 (Val 11/03/2018) do produto Tratamento Capilar – Professional Hair, da marca ZAP, fabricado por A’Revalo Indústria e Comércio de Cosméticos, Importação e Exportação Ltda., teve suspensa a distribuição, comercialização e uso. O lote do produto, de acordo com o laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Formaldeído (6,35%), muito acima da especificação.   As empresas terão de promover o recolhimento do estoque existente no mercado nacional. As determinações foram publicadas na RE n° 3.004/2016 e na RE n° 3.006/2016, de 10 de novembro de 2016.

Produtos sem registros  – Quanto aos produtos fabricados pela empresa Cutis Real Cosméticos Ltda., que não possui Autorização de Funcionamento para fabricação de cosméticos nesta Agência e nem registro, notificação ou cadastro dos seus produtos, a Anvisa determinou, pela RE n° 3.005/2016, a apreensão de todas as unidades no mercado.  Os produtos são: Carrer liss professional – máscara capilar matizadora com óleo de argan, Carrer liss professional – shampoo antiresíduo pre-treatment (step 1),  Carrer liss professional – escova progressiva (step 2),  Carrer liss professional – ojon oil treatment sem álcool e proteção UV e Carrer liss professional – botoxx matizador e hidratante ideal para cabelos loiros .

Apreensão e inutilização de produto de limpeza  – A Anvisa determinou a apreensão e inutilização das unidades do produto All Trater – limpa caixa de gordura, trata esgoto, tira o mau cheiro de ralos, nessa sexta-feira (11/11), por meio da RE n° 3.007/2016. O produto é fabricado por empresa desconhecida.

Suplementos alimentares – A Agência proibiu também, por meio da RE n° 3.003/ 2016, a comercialização e distribuição, em todo o território nacional, dos lotes dos produtos fabricados por Vidfarma Indústria de Medicamentos Ltda. São eles: Suplemento de Cálcio, Magnésio e Vitamina D, marca Calcitran MDK – Lote 16/0129, validade 08/2019; Lote 16/0130, validade 08/2019; e Lote 16/0131, validade 09/2019; Óleo de peixe em cápsulas, marca Omega 3 Fish Oil 1000 mg 100 DIVCOM PHARMA – Lote SUN 0056, validade 07/2018 e Lote 16/0127, validade 08/2018; Óleo de Oliva, Óleo de Cártamo e Óleo de Peixe em cápsulas, marca Triple Omega 3-6-9 60 capsulas Divcom Pharma – Lote SUN 0056, validade 06/2018 e Lote SUN 0066, validade 07/2018.

Linha de cosméticos Let Me Be é suspensa – Três empresas têm produções de linha de produtos de beleza suspensas. Anvisa suspendeu a fabricação de produtos da linha Let Me Be, fabricada por três empresas. A J.W. Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda, Di Fiorena Indústria Cosmética Ltda e Perfumaria Elans Indústria Comércio Importação e Exportação Ltda estão, portanto, suspensas de fabricarem a linha de cosméticos em questão. A Agência considerou a decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo, que abriu o processo a favor da suspensão dos produtos. A Resolução RE 3.002/16 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (10/11).

Fonte: Anvisa

‘‘O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.’’ Romanos 13:10

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s