Sarampo mata 400 crianças por dia no mundo, afirma OMS

Somente em 2015, ocorreram 134 mil mortes por causa da doença

sarampoApesar de ter havido uma diminuição de 79% de mortes por sarampo entre 2000 e 2015, cerca de 400 crianças por dia ainda morrem atualmente devido à doença, disseram a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

— Tornar o sarampo passado não é uma missão impossível — exaltou Robin Nandy, chefe do setor de Imunização da Unicef. — Nós temos as ferramentas e o conhecimento para fazer isso, o que nos falta é a vontade política para alcaçar cada criança, não importa o quão longe elas estejam. Sem esse compromisso, as crianças vão continuar morrendo de uma doença que tem prevenção fácil e barata.

As campanhas de vacinação contra o sarampo e o aumento global da cobertura de vacinação contra essa doença permitiram salvar 20,3 milhões de crianças entre 2000 e 2015, de acordo com a Unicef, a OMS, Gavi, a Aliança de Vacinas e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

No entanto, o progresso tem sido desigual. Em 2015, cerca de 20 milhões de bebês deixaram de ser vacinados e 134 mil morreram. A República Democrática do Congo, a Etiópia, a Índia, a Indonésia, a Nigéria e o Paquistão representam metade das crianças não vacinadas e 75% das mortes por sarampo.

— Não é aceitável que milhões de crianças deixem de tomar suas vacinas todos os anos. Temos uma vacina segura e altamente eficaz para parar a propagação do sarampo e salvar vidas — sublinhou Jean-Marie Okwo-Bele, diretor do Departamento de Imunização da OMS. — Este ano, as Américas foram declaradas livre de sarampo, prova de que a eliminação é possível. Agora, temos de parar essa doença no resto do mundo, e isso começa com a vacinação.

O sarampo, uma doença viral altamente contagiosa que se propaga por meio do contato direto e pelo ar, é uma das principais causas de morte entre as crianças em todo o mundo. Pode ser prevenido com apenas 2 doses de uma vacina. A eliminação do sarampo em quatro das seis regiões da OMS é uma das metas globais do Plano de Ação Global para Vacinas.

Fonte: O Globo

‘‘Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.’’ 2 Coríntios 3:18 (clique aqui e se surpreenda)

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s