Centrífuga de sangue feita de papel detecta malária em 15 minutos

malaria-testeUma centrífuga manual feita de papel e corda, com um custo de US$ 0,20, consegue separar o plasma do sangue em 2 minutos e pode ser usada para detectar a malária em menos de 15, revelou um estudo publicado neste terça-feira na revista “Nature Biomedical Engineering”.

De acordo com o texto, o aparelho também foi capaz de separar a parte do sangue que contém os glóbulos brancos e as plaquetas. As centrífugas comerciais são artigo básico em qualquer laboratório biomédico, mas em países com menos recursos ou pouco acesso à eletricidade a manutenção pode custar caro.

Segundo a “Nature Biomedical Engineering”, a nova máquina conseguiu isolar os parasitas da malária em mostras de sangue infectadas em 15 minutos e este conceito pode ser ampliado para fazer centrífugas de plástico de baixo custo. A criação é de uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, inspirada em um antigo brinquedo.

De acordo com o artigo, o sangue é colocado dentro de pequenos tubos que são inseridos entre dois discos de papel e amarrados com tiras de velcro. O movimento de rotação para é conseguido enrolando e desenrolando, graças a duas alças de madeira e duas cordas feitas de fio de pesca, que atravessam o meio dos discos.

Os autores afirmam que o equipamento pode ser usado para centrifugar sangue a 20 mil revoluções por minuto – velocidade comparável às tradicionais – e chegou a alcançar 125 mil revoluções por minutos, “a maior velocidade de rotação atingida por um aparelho acionado por força humana”.

Fonte: Terra

‘‘Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” Filipenses 2:13-14 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s