Uso de smartphone pode estar nos emburrecendo, sugerem estudos

Diversos estudos indicam que há uma correlação entre esses estímulos incessantes e coisas como reduzida capacidade de memória, dificuldade de filtrar informações irrelevantes, problemas de impulsividade e falta de empatia.

nozesO celular que acessa a internet, grava vídeos, toca música, armazena milhares de livros, conta quantas calorias você ingeriu no almoço e não sai do seu lado nem na hora de dormir está fazendo suas faculdades mentais murcharem? Ainda é cedo para dizer com certeza, mas há indicações preocupantes de que um anúncio na linha “O Ministério da Saúde adverte: uso excessivo de smartphone emburrece” não é ficção científica. A telefonia móvel turbinada seria, na verdade, apenas o símbolo de um problema maior –no caso, o excesso de estimulação e exposição simultânea a múltiplas mídias que tem se tornado cada vez mais comum no último par de décadas.

Diversos estudos indicam que há uma correlação entre esses estímulos incessantes e coisas como reduzida capacidade de memória, dificuldade de filtrar informações irrelevantes, problemas de impulsividade e falta de empatia. Ainda não está claro se a avalanche de mídias eletrônicas está causando esses problemas ou apenas os potencializa, mas os dados disponíveis até agora sugerem que mais cautela no uso desses dispositivos não faria mal, em especial por parte de pessoas cujo sistema nervoso ainda está em franco desenvolvimento (ou seja, crianças e adolescentes).

MMs – Os neurocientistas e psicólogos que estudam o impacto das tecnologias sobre a mente humana têm avaliado com especial atenção os efeitos do chamado MM (sigla inglesa de “media multitasking” ou “uso multitarefa de mídias”). O comportamento MM é, obviamente, muito facilitado pela posse de um smartphone –ouvir música e usar um aplicativo de mensagens ao mesmo tempo, por exemplo (talvez com a TV ligada ao fundo). O grupo coordenado pelo psicólogo Anthony Wagner, da Universidade Stanford (EUA), foi um dos primeiros a analisar de forma quantitativa o desempenho cognitivo de jovens classificados como HMMs (intensos usuários multitarefa de mídias) e LMMs (usuários “leves”).

Em um dos estudos da equipe, que saiu na revista “PNAS”, havia duas tarefas simples (veja infográfico). Em uma delas, os jovens tinham de dizer se a posição de alguns retângulos vermelhos na tela do computador tinha mudado –e, ao mesmo tempo, não prestar atenção nos retângulos azuis que também apareciam na tela. Os ‘usuários intensos’, que poderíamos comparar a viciados em smartphone, saíram-se significativamente pior. No caso das letras e números, o curioso é que eles tinham mais dificuldade de alternar entre os dois tipos de estímulo, embora supostamente estivessem mais habituados a lidar com dois tipos de informação ao mesmo tempo.

Em outra pesquisa de Wagner, desta vez no periódico “Psychonomic Bulletin & Review”, os pobres ‘usuários intensos’ também mostraram ter desempenho pior na chamada memória de trabalho (a que as pessoas usam para guardar por alguns instantes um número de telefone antes de discá-lo, por exemplo) – e, o que é mais preocupante, esse efeito parece se refletir na memória de longo prazo. No que diz respeito à memória, resultados parecidos foram obtidos por Betsy Sparrow e colegas da Universidade Columbia (EUA) em artigo na revista “Science“. Os pesquisadores chegaram a usar o termo “efeito Google” porque as pessoas tinham mais dificuldade para recordar informações quando sabiam que elas estavam salvas no computador no qual participavam do estudo.

Os efeitos citados acima já poderiam ser considerados ruins se tivessem apenas relação com o aprendizado, mas outros estudos mostram ainda que o MM mexe com coisas como o controle da impulsividade, das frustrações e das relações sociais. Adolescentes do Canadá viciados em trocar mensagens, por exemplo, são mais propensos a mostrar preconceito em relação a pessoas que não fazem parte de seu grupo social ou étnico e a valorizarem dinheiro e aparência física.

Dilema de tostines – Segundo Wagner, é preciso reconhecer que há um certo “dilema de Tostines” nesses dados. Pode ser que as pessoas que naturalmente já são mais dispersas e com baixo controle de impulsividade sejam atraídas naturalmente para o uso excessivo de mídias eletrônicas, e não que cérebros serenos estejam sendo destruídos pelos aparelhos. “Acho o tópico fascinante, porque estamos entrando numa outra fase da evolução”, analisa o neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). “Já somos ciborgues, estamos terceirizando memórias de trabalho, cálculos, gramática etc.”

Um impacto possível dessa explosão a longo prazo seria a diminuição da criatividade humana, uma vez que o ócio cerebral –o descanso sem estímulos significativos – ajudaria a criar conexões entre temas díspares e a ter ideias inovadoras. Ribeiro é menos pessimista. “Essa questão é uma faca de dois gumes. O computador e a internet aumentam imensamente o poder de criar, embora possam matar o devaneio do ócio. A variância está aumentando –vejo um futuro com mais gênios e mais idiotas. Depende do modo de usar a tecnologia.”

Você troca seu cérebro por um celular? Possíveis efeitos cognitivos da era digital

1. efeito google – Se você sabe que vai conseguir achar uma informação facilmente fazendo uma busca na internet ou no seu computador, será que terá mais dificuldade para decorá-la sozinho? Sim, de acordo com um estudo da Universidade Columbia. Nele, voluntários liam uma lista de curiosidades (coisas como “o olho de um avestruz é maior que o seu cérebro”). Depois, para ajudar na memorização, podiam digitar essa frase

Para metade dos voluntários, os cientistas disseram que a frase seria apagada. Para a outra metade, informaram que ela seria salva no computador. Depois, todos tinham de listar o maior número possível de curiosidades. Os que achavam que o computador ia salvar as informações tiveram desempenho bem pior.

2. tudo junto – Usar diversas mídias ao mesmo tempo atrapalha o desempenho.
Estudo de Stanford, dividiu voluntários em dois grupos: os que usavam muitas mídias ao mesmo tempo (assistir televisão checando e-mails no celular e fazendo lição de casa, por exemplo) e os que não adotam essa prática. Num teste para averiguar a capacidade de filtrar estímulos inúteis, eles tinham de dizer se a orientação de retângulos vermelhos tinha mudado e, ao mesmo tempo, não se distrair com retângulos azuis. Quem não usava várias mídias ao mesmo tempo se saiu bem melhor.

3. Em um teste de “eficiência”, as pessoas tinham de dizer se uma letra (A ou C, digamos) era consoante ou vogal e, depois, se um número (2 ou 5, por exemplo) era par ou ímpar.
Os que usavam várias mídias simultaneamente tinham mais dificuldade na troca de tarefas

4. Outro estudo, do University College de Londres, mostrou que o uso simultâneo de mídias está associado a uma diminuição da massa cinzenta numa área do cérebro ligada à capacidade de detecção de erros e conflitos lógicos.

Fonte: Folha de São Paulo e Medimagem

‘‘Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão.” Joel 3:14 (clique aqui e se surpreenda)

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