Novo teste para tuberculose pode mostrar resultado em horas e agilizar diagnóstico

Exame detecta doença a partir da análise de proteínas produzidas durante infecções ativas.

tb tuberculosePesquisadores americanos desenvolveram um exame de sangue para detectar a tuberculose, que pode acelerar o diagnóstico e o tratamento da infecção. A doença já matou cerca de um bilhão de pessoas nos últimos dois séculos e, embora o tratamento evite que o quadro se complique, ainda é uma das dez principais causas de morte no mundo.

De acordo com os pesquisadores, o novo teste pode ser feito em algumas horas e supera os exames existentes no mercado atualmente. Além de detectar a doença, o exame de sangue indica o grau de gravidade da infecção por meio da análise das proteínas CFP-10 e ESAT-6 no sangue, geradas pelas bactérias da tuberculose somente durante infecções ativas. A precisão do exame é de 92%, mas ainda não está disponível no mercado.

Os testes tradicionais, segundo os cientistas, podem dar falsos negativos e levar dias para revelar o resultado. A pesquisa que deu origem ao exame foi publicada na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA. “Com os formatos atuais de exames, os únicos métodos para diagnosticar a tuberculose são as secreções expectoradas, os cultivos de sangue, invasivas biopsias pulmonares ou linfáticas, ou punções lombares”, afirmou Tony Hu, do Instituto de Biodesign da Universidade do estado do Arizona, que comandou as pesquisas.

Fonte: O Globo

‘‘Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7 (clique aqui e se surpreenda)
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s