Anvisa suspende sibutramina, propaganda e outros produtos

Confira as últimas suspensões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

anvisa suspendeSuspensão de lote falsificado de sibutramina Biomag 15 mg – Todas as unidades do lote clandestino deverão ser inutilizados por se tratar de um caso de falsificação.  A Anvisa determinou a apreensão e inutilização das unidades do lote 1310710-4 do medicamento Biomag 15mg (cloridrato de sibutramina). A resolução RE 910/17 a qual indica essa medida sanitária foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (04/04). O fabricante do medicamento Biomag 15mg, Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., que detém o registro do produto, informou que não fabricou o lote 1310710-4 (validade 10/2018). Por se tratar de um caso de falsificação, a Agência Sanitária determinou, em todo o território nacional, a apreensão e inutilização de todas as unidades do lote em questão.

Desodorante não registrado – O comércio do produto Florsoll Desodorante Roll On Lavanda fabricado pela empresa Gleismi Indústria de Cosméticos Ltda, foi proibido pela Anvisa. A medida proibitiva foi motivada pela ausência de notificação ou registro sanitário. Determinou-se, assim, a proibição da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Florsoll Desodorante Roll On Lavanda. A resolução RE 909/17 diz ainda que a empresa do desodorante promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Suspensos nove lotes do medicamento Tevacarbo – Princípio ativo do medicamento era fornecido por empresa diferente da registrada pela Anvisa. A Agência Sanitária suspendeu a distribuição, comercialização e uso de nove lotes do produto Tevacarbo (carboplatina). A empresa Teva Farmacêutica Ltda, que fabricou tais lotes, encaminhou um pedido de recolhimento voluntário após constatar o uso de um fornecedor do princípio ativo carboplatina diferente do registrado na Anvisa. Os lotes do medicamento, indicado para o tratamento de estados avançados do carcinoma de ovário de origem epitelial e para o tratamento do carcinoma de pequenas células de pulmão, deverão ser recolhidos do mercado. Confira detalhes dos produtos suspensos e quais são os lotes em questão: Tevacarbo 10mg/ml, 15ml, lotes 15H28KC, 15H28KK e 16C08MR; Tevacarbo 10mg/ml, 45ml, lotes 15C03LA, 15C03LF, 15K10MA, 16A18LD, 16D25OC e 16E12OE.

Proibição clareadores dentais – A Anvisa proibiu a divulgação, comercialização e uso de quatro produtos, clareadores dentais, da marca Crest. A proibição do Clareador Dental White Light, Clareador Dental Basall Advanced White Bivolt, Refil Clareador Dental Basall Strips Bivolt e 3D Crest White Whitestrips 20 foi motivada pela ausência de registros sanitários. Os produtos, de responsabilidade da empresa B2W Companhia Digital, eram comercializados pelo domínio eletrônico das Americanas. A resolução RE 844/17 que proibiu os clareadores Crest foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (31/3).

Produto Composto Circulatório é proibido pela Anvisa – Com a comercialização irregular, Composto Circulatório deve ser retirado do mercado. O produto não tem registro na Anvisa. Anvisa recebeu denúncia do Conselho Regional de Farmácia – CRF do Rio Grande do Sul sobre a comercialização do produto Composto Circulatório (Ginko Biloba, Castanha da Índia, Hamamélis, Chá de Bugre, Tansagem, Alecrim do Campo e Malva) que não tem registro da Agência. A empresa que supostamente fabrica esse produto, J.A.S Campos – Ltda não possui CNPJ. A comercialização do produto é irregular. A Agência determina, portanto, a proibição da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto bem como a apreensão das unidades do produto.

Maxinutri e Ultrafama Saúde têm propagandas suspensas – As empresas veiculavam propagandas irregulares que alegavam propriedades terapêuticas não autorizadas pela Anvisa.  A Anvisa suspendeu todas as publicidades que atribuam propriedades de saúde não autorizadas aos alimentos fabricados pelas empresas Ultrafarma Saúde Ltda e Maxinutri Laboratório Nutracêutico EPP. As medidas de suspensão foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (03/04). As alegações de propriedades terapêuticas ou funcionais somente podem ser feitas em alimentos registrados, quando estes cumprem com as diretrizes sanitárias. A Anvisa, após receber os pedidos de registro sanitários, realiza testes de comprovação de propriedades funcionais ou de saúde estabelecidas pela atual legislação afim de assegurar a veracidade das alegações terapêuticas dos produtos. Confira as resoluções que suspenderam as propagandas irregulares das duas empresas em questão.

Proibida bebida energética D Dopamina Mindful Drink – Agência descobriu que bebidas necessitavam de avaliação sanitária por conter o aminoácido tirosina na formulação.  A Anvisa determinou a proibição da fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes da bebida D Dopamina Mindful Drink, 269 mL. A bebida energética a base de tirosina, taurina e cafeína, fabricada e envasada sob licença de Cervejaria Cidade Imperial Petropolis Ltda, por conter tirosina, necessitava de uma avaliação sanitária.  Além da proibição, a Agência determinou que a empresa, Newage Indústria de Bebidas Ltda, promova o recolhimento do estoque existente no mercado dos produtos em questão.

Liberação de produto Let Me Be  – A Anvisa recebeu um Ofício que revoga a RE 3002/16, que proibiu a fabricação do produto cosmético LET ME BE.   A revogação foi feita pela 1° Vara Cível da Comarca de Marília, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.  Confira esta e demais resoluções publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27/03).

Fonte: Anvisa

rodapé farmácia alexandre

‘‘Senhor, guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas” Salmos 17:8 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s