Cientistas avaliam benefícios do uso de drogas psicoativas por pessoas saudáveis

Substâncias são usadas para melhorar cognição e aumentar a criatividade.

super memóriaSubstâncias psicoativas estão cada vez mais disponíveis para o tratamento de desordens mentais, mas também são cada vez mais usadas por pessoas saudáveis com o objetivo de melhorar a cognição, aumentar a criatividade, promover o autoconhecimento ou simplesmente de forma recreativa.

Diante disso e da preocupação com a facilidade de acesso a estas drogas, pesquisadores da Universidade de Cambridge, Reino Unido, fizeram uma revisão geral dos estudos sobre os riscos e benefícios destas substâncias para pessoas saudáveis, assim como as motivações de seus usuários, constantes na literatura científica atual. A revisão também levou em consideração questões éticas, regulatórias e de segurança relacionadas ao aumento do uso destas drogas, que incluem estimulantes como catinonas sintéticas, piperazinas e feniletilaminas; alucinógenos como as triptaminas; substâncias parecidas com as encontradas na Cannabis (maconha); drogas dissociativas, como óxido nitroso e ciclo-hexilamina; sedativos, hipnóticos e opioides.

Segundo os pesquisadores, vários estudos incluídos na revisão demonstraram que as drogas aperfeiçoadoras da cognição podem de fato melhorar o desempenho cognitivo de pessoas saudáveis, e que o estimulante modafinil pode ser benéfico para algumas populações, como médicos sofrendo a privação de sono e trabalhadores de turnos da madrugada. Diante disso, eles avaliam que as vantagens destas drogas para pessoas saudáveis devem ser levadas em consideração e serem alvos de mais pesquisas.

Os cientistas, no entanto, também apontam que é importante analisar os fatores negativos que podem levar algumas pessoas a buscarem estas drogas melhoradoras da cognição, como o estresse e as crescentes demandas do ambiente de trabalho. Além disso, lembram haver questões éticas no uso destas drogas envolvendo coerção e justiça, dúvidas quanto à sua segurança e valores sociais e pontos de vista que não devem ser menosprezados.

– O crescente uso de drogas psicoativas por pessoas saudáveis está mudando a sociedade como conhecemos – diz Barbara Sahakian, pesquisadora da Universidade de Cambridge e líder do estudo, publicado nesta sexta-feira no periódico científico “British Journal of Pharmacology”. – Precisamos conversar sobre as razões que levam as pessoas a escolherem estas drogas aperfeiçoadoras e assegurar que elas não sejam vistas como substitutas da saúde e do bem-estar da população.

Em termos de segurança, as principais preocupações dos pesquisadores incluem o uso destas drogas por crianças e adolescentes cujos cérebros ainda estão em desenvolvimento. Além disso, eles lembram que consumir fármacos sem consultar um médico pode colocar alguns indivíduos em risco, como os que têm contraindicações ao seu uso, por exemplo, devido à hipertensão, ou devido à interação com outros medicamentos que estejam tomando. Por fim, ainda não existem estudos de longo prazo sobre a segurança e eficácia destas substâncias, e muitas pessoas estão comprando as drogas pela internet sem garantias sobre sua composição e controle de qualidade.

– Os efeitos de longo prazo (destas drogas) na saúde física e mental ainda precisam ser determinados – resume Camilla d’Angelo, também pesquisadora da universidade britânica e coautora do estudo. – Mais pesquisas sobre estas substâncias e seus padrões de uso são necessárias de forma a melhor entender seus efeitos agudos e de longo prazo na saúde e para estabelecer estratégias efetivas de redução de danos.

Fonte: O Globo

‘‘Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” 1 João 3:16 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s