Está sempre com fome? Saiba qual pode ser o culpado

Um novo estudo sugere que altos níveis de sódio aumentam a sensação de fome e podem contribuir para o aumento de peso.

magaliVocê sente muita fome? Talvez você esteja consumindo muito sódio. O alimento, apontado como um dos maiores vilões da saúde no momento, também pode atrapalhar a dieta e não só pela razão comumente associada a ele, o inchaço. Um novo estudo, publicado recentemente no periódico científico Journal of Clinical Investigation, sugere que a ingestão de grandes quantidades de sódio aumenta a sensação de fome, o que pode contribuir para o ganho de peso. Além disso, ao contrário do que diz a sabedoria popular,  o consumo de altos níveis da substância pode fazer você beber menos líquido e não mais, segundo informações do site especializado Health.com.

No estudo, pesquisadores alemães e americanos acompanharam dez astronautas russos que participaram de programas de simulação de voo entre 2009 e 2011. Na época, os homens estavam vivendo em ambientes estritamente controlados, o que tornava-os participantes ideais para pesquisas metabólicas e nutricionais. O objetivo dos autores foi analisar o que aconteceria no corpo dos astronautas após uma redução gradual na quantidade de sódio ingerida diariamente de 12 gramas (quantidade média da dieta russa) para 6 gramas (quantidade recomendada por especialistas em saúde).

Resultados supreendentes – Para surpresa dos pesquisadores, os resultados mostraram que os participantes bebiam menos água quando ingeriam maiores quantidades de sal. Essa descoberta podia ter duas explicações: ou seus corpos estavam conservando ou produzindo mais água, em vez de expeli-la junto com o sal, como os pesquisadores esperavam que acontecesse. “Faz sentido que em uma dieta rica em sal o corpo queira prevenir a perda de água. Então os rins precisam encontrar uma forma de aumentar a quantidade de água e, se você tem um alto teor de água no corpo, você sentirá menos sede”, disse Jens Titze, um dos autores do estudo e professor de medicina, fisiologia molecular e biofísica na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Aumento da fome – Os voluntários também relataram sentir mais fome quando estavam na dieta com alto teor de sódio, apesar de ingerirem a mesma quantidade de calorias e nutrientes da alimentação com menos sal. Uma possível explicação para isso é que o corpo gasta mais energia para conservar a água. “Eu acredito que se nós tivéssemos oferecido mais comida aos cosmonautas, eles teriam comido demais e ganhado peso”, disse Titze.

Em outro estudo, os pesquisadores replicaram essas descobertas em ratos. Os resultados mostraram que os ratos submetidos a uma dieta rica em sal comeram mais do que aqueles que ingeriam menores quantidades do ingrediente. Eles também descobriram que dietas com alto teor de sódio estavam associadas com a quebra de proteínas musculares. Essas proteínas foram convertidas em ureia, uma substância química que permite aos rins reabsorverem o fluido e evitarem a perda de água quando o sal é excretado.

Risco de síndrome metabólica – Além disso, esse processo de quebra foi alimentado pelo aumento de glucocorticoides – compostos que, em humanos, têm sido associados ao desenvolvimento de diabetes, obesidade, doenças cardíacas e osteoporose. Para Titze, isso é significante, porque, até o momento, os cientistas focaram apenas no aumento da hipertensão causado pelo sódio. “Nossas descobertas sugerem que há muito mais”, disse.

Afinal, se uma dieta rica em sal desencadeia o aumento de glucocorticoides, ela também poderia predispor as pessoas a outros problemas crônicos de saúde, mesmo na ausência de alterações na pressão sanguínea, e também aumentar o risco de síndrome metabólica, definida pela combinação de três ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes.

Segundo Titze, quando se trata dos efeitos de curto prazo de alimentos salgados, a sabedoria dos garçons é verdadeira.”Se você colocar amendoins salgados aos consumidores, eles certamente consumirão mais bebidas. Mas nossa pesquisa mostrou que, após muitos meses e mesmo após 24 horas, eles irão conservar mais água e acabar bebendo menos.”.

Se essas teorias se comprovarem, o autor acredita que reduções na quantidade de sódio em comidas prontas e alimentos industrializados poderiam prevenir alguns desses efeitos prejudiciais no metabolismo e no apetite. Até lá, a “estratégia” sugerida para ingerir menos sódio e manter o peso é “se você comer uma menor quantidade de tudo, você automaticamente irá ingerir menos sódio. Então minha opinião é que as pessoas se exercitem mais e comam menos.”, afirmou o pesquisador.

Fonte: Veja

rodapé farmácia alexandre

‘‘Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” Tiago 1:3 (clique aqui e se surpreenda)

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