A poluição do ar e a exposição ao ozônio estão ligadas à densidade mamária

poluiçãoA poluição do ar e a exposição ao ozônio podem, em parte, explicar a variação geográfica na densidade das mamas observada na mamografia, de acordo com um estudo publicado na revista Breast Cancer Research. Pesquisadores da Universidade da Flórida, em Gainesville, avaliaram os registros de 279.967 mulheres, com 40 anos ou mais, que tinham sido submetidas a mamografias. A equipe avaliou a exposição aos poluentes do ar ambiente e ao ozônio, e a sua associação com a densidade da mama.

Os pesquisadores descobriram que mulheres com mamas heterogêneamente densas versus mamas com dispersão fibroglandular apresentavam maior probabilidade de ter uma maior exposição à matérias de partículas finas. A equipe descobriu que altos níveis de ozônio tinham o efeito oposto na densidade da mama.

Quanto à razão pela qual a poluição pode estar ligada ao tecido mamário mais denso, parece que alguns dos produtos químicos que podem estar nessas partículas finas poderiam ter propriedades que alteram a função endócrina normal. Mais estudos são necessários, especialmente tentando entender se há uma relação causal ou apenas uma associação. O estudo não mostra qualquer ligação causal.

Fonte: Terra (Boa Saúde) e Breast Cancer Research201719:36. DOI: 10.1186/s13058-017-0828-3

“Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.” Salmos 137:1-2 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s