Cigarro mata pelo menos 12 pessoas por dia no Paraná

cigarro morteNo dia 30 de maio foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987, como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Paraná, segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados pelo menos 12 óbitos por dia relacionados ao fumo.

No Brasil, estudo sobre o impacto econômico do tabagismo no sistema brasileiro de saúde revelou que em 2011 foram gastos R$ 23 bilhões com o tratamento de algumas das mais de 50 doenças tabaco-relacionadas. De outro lado, a arrecadação com impostos sobre cigarros (produto de tabaco mais consumido) recolhidos naquele ano foi da ordem de R$ 6 bilhões. Mas o custo do tabagismo no Brasil avaliado pela pesquisa ainda está subestimado: não incluiu o custo gerado pelo absenteísmo, perda de produtividade, despesas das famílias dentre outros gastos indiretos relacionados ao tabaco.

Com relação às doenças, a que mais mata é o câncer de pulmão De acordo com dados do Datasus, mantido e atualizado pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2015 (último ano com dados disponíveis), 8.143 paranaenses perderam a vida vítimas da neoplasia, que é o tipo de câncer que mais mata no país. O Inca, por sua vez, indica que 90% dos óbitos (7.329) envolvem fumantes, enquanto os 10% restantes são fumantes passivos. A segunda posição fica com a doença arterial coronariana, que é na verdade um grupo de doenças que inclui problemas como infarto do miocárdio e parada cardiorrespiratória. No período de cinco anos essas doenças causaram um total de 30.329 mortes, das quais entre 25 e 45% estariam relacionadas com o tabagismo — ou seja, entre 7.582 e 13.648 mortes.

Outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero), com 3.758 mortes, e problemas como bronquite e efisema, que provocaram 2.043 óbitos, completam a lista das doenças e mortes relacionadas ao fumo. No caso das neoplasias, o tabagismo representa 30% das mortes, enquanto nos casos de bronquite e enfisema o índice chega a 85%. Os números citados já consideram os recortes de ocorrências diretamente relacionadas ao tabagismo.

Fonte: Bem Paraná (editado pelo blog)

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” Provérbios 9:10a (clique aqui e se surpreenda)

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s