Número de mortes de crianças por diarreia reduz 34% em uma década

Estudo mostra que vacinas tiveram impacto positivo, mas ainda há meio milhão de óbitos por ano.

diarreia.jpgO número de crianças mortas por diarreia reduziu em um terço entre 2005 e 2015, revela um novo estudo publicado na revista científica “Lancet”. Entretanto, o mal ainda é a quarta maior causa de morte de crianças em todo o mundo, com cerca de 500 mil óbitos antes do quinto ano de vida todo ano.

A pesquisa destaca que a redução do número de mortes foi um resultado direto de um maior acesso global a saneamento e da criação de novas vacinas. Porém, os estudiosos ressaltam que essa estatística em certa medida positiva pode ser simplesmente um reflexo da falta de dados sobre registros de diarreia na África subsaariana, onde sabe-se que a maioria dos casos ocorre. De acordo com o trabalho, as taxas de mortalidade da doença diminuíram 44% em 2015.

Enquanto as mortes por diarréia diminuíram um pouco mais de 20% no total, e 34% em crianças pequenas, a taxa de infecção caiu em um rotmo bem mais devagar. Para crianças, caiu cerca de 10% entre 2005 e 2015. Os pesquisadores norte-americanos, que analisaram dados do novo estudo Global Burden of Disease, descobriram que mais de um terço das mortes (42%) ocorreram na Nigéria e na Índia. Eles destacam que a diarréia também é indiretamente responsável por um grande número de mortes, por meio da exacerbação dos efeitos de outras doenças, como pneumonia e sarampo.

— As doenças diarreicas afetam desproporcionalmente as crianças pequenas — sublinha o autor principal, Ali Mokdad, do Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde da Universidade de Washington. — Apesar de algumas reduções promissoras da mortalidade, o impacto devastador dessas doenças não pode ser ignorado. Mokdad lembra que a diarreia é facilmente prevenível e tratável (veja abaixo). Em geral, as doenças diarreicas, como rotavírus e cólera, são espalhadas por água contaminada com fezes. De todas as doenças diarréicas, o rotavírus continua a ser o maior assassino de menores de 5 anos, de acordo com o estudo.

— Estamos encorajados a ver menos crianças morrendo de diarreia — diz Yael Velleman, analista sênior de políticas de saúde e higiene na WaterAid. — Mas é inaceitável que a diarreia ainda reivindique a vida de quase meio milhão de crianças menores de 5 anos por ano. Até 50% da subnutrição mundial está ligada a infecção crônica, diarreia e infestação de vermes causada por água suja e pouca higiene

Como prevenir diarreia:
– Acesso a água potável
– Saneamento adequado
– Aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida
– Lavagem das mãos com sabão
– Boa higiene pessoal e de alimentos
– Educação sobre como as infecções se espalham
– Vacina contra o rotavírus

Fonte: O Globo

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:13 (clique aqui e se surpreenda)

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s