Vacina contra a gripe é liberada para toda a população

O Ministério da Saúde anunciou que a partir de segunda-feira a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população, mediante duração do estoque.

vacina influenzaO governo federal anunciou nesta sexta-feira a liberação da vacina contra a gripe para toda a população do país, a partir de segunda-feira. A medida foi tomada porque, mesmo com a prorrogação da campanha de vacinação, ainda sobraram 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. “Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressaltando que a medida só vale este ano.

Baixa adesão do grupo de risco – Anteriormente, apenas podiam se vacinar pela rede pública pessoas consideradas do grupo de risco: idosos, professores,gestantes, crianças a partir dos seis meses e menores de 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

Segundo o ministro, a retirada da restrição de vacinar somente o público-alvo ocorreu porque mesmo após a prorrogação da campanha, ainda há 10 milhões de doses disponíveis na rede pública de saúde. A meta do governo era imunizar 54 milhões de pessoas, que representam 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Mas, até o momento, somente 41,3 milhões  ou 76,7% do público-alvo foram vacinados.

Embora nenhum grupo prioritário tenha atingido a meta de vacinação, os trabalhadores da saúde apresentaram a maior cobertura, com 3,9 milhões de doses aplicadas, alcançando 84,5%. Entre os estados, apenas o do Amapá atingiu a meta. A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos do vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações.

Fonte: Veja

“E aconteceu que naqueles dias (Jesus) subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.” Lucas 6:12 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s