Como o açúcar contribuiu para o vício do cigarro nos EUA

cigarro açucarOs danos e as mortes que o cigarro causa são muito conhecidos. “Produzimos um produto que provoca doenças”, disse André Calantzopoulos, CEO da Philip Morris International, à BBC no ano passado ao anunciar um cigarro alternativo que, segundo a companhia, é menos nocivo. À medida que a popularidade do tabaco diminui nos EUA, defensores da saúde se voltam contra outro adversário que, conforme alegam, tomou o lugar do cigarro: a indústria alimentícia.

Comparações entre ambas surgem com frequência, especialmente quando se trata das propagandas para crianças. Os mesmos argumentos que os especialistas em saúde pública utilizaram contra Joe Camel estão sendo usados contra as companhias de alimentos que usam desenhos animados, videogames e outras propagandas direcionadas para atingir esse mesmo grupo demográfico de futuros consumidores leais.

Mas a conexão entre junk food e cigarros é muito mais profunda, como detalha Gary Taubes em um revelador capítulo de seu livro “The Case Against Sugar” (O caso contra o açúcar, em tradução livre), lançado em dezembro nos Estados Unidos.

Taubes — autor de “Good Calories, Bad Calories” e “Why We Get Fat” e vencedor de três prêmios de Jornalismo de Ciência na Sociedade, da Associação Nacional de Escritores Científicos dos EUA, e de um prêmio da Fundação Robert Wood Johnson de Investigação em Pesquisa sobre Saúde Pública — argumenta que o açúcar é o principal causador das doenças crônicas que assolam a civilização ocidental no século 21, como (mas não apenas) diabetes, cardiopatia e obesidade.

Leia a matéria completa no site do Uol

“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar a vida é que Deus me enviou adiante de vós.” Gênesis 45:5 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s