Cerca de 5% da população mundial usaram drogas recentemente, diz ONU

Relatório mostra que 30 milhões de pessoas dependem de narcóticos.

relatório drogasUm novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) diz que cerca de 5% da população mundial usaram drogas pelo menos uma vez nos últimos anos e que um total estimado de 30 milhões de pessoas dependem de narcóticos até o ponto de precisar de tratamento. O planeta tem hoje mais de 7 bilhões de habitantes. O relatório anual do Departamento de Drogas e Crime da ONU, divulgado nesta quinta-feira, também diz que 25% das mortes anuais relacionadas a drogas acontecem nos Estados Unidos. O documento informa que as taxas de mortalidade continuam a aumentar, chegando a mais de 52 mil óbitos em 2015.

O novo relatório diz que dos quase 12 milhões de pessoas em todo o mundo usam drogas injetáveis, 1,6 milhão vivem com HIV e 6,1 milhões de humanos têm hepatite C. No geral, três vezes mais pessoas que usam drogas morrem de hepatite C (222,000) do que de HIV (60,000). O relatório enfatiza que o acesso ao tratamento contra hepatitie C permanece muito caro e fraco.

Segundo a ONU, os opióides, como a heroína, foram o tipo de droga mais nocivo e representaram 70% do impacto negativo da saúde associado aos distúrbios do uso de drogas em todo o mundo. De acordo com o estudo, a droga mais consumida no mundo é a maconha com 3,8% da população adulta global utilizando cannabis anualmente. A estimativa da ONU é de que cerca de 183 milhões de pessoas tenham usado a droga no ano passado.

Enquanto algumas regiões do planeta apresentaram aumento no consumo de maconha, como a América do Sul e do Norte, outras áreas, como a Europa, têm reduzido, ainda que pouco, a procura pela droga. Apreensões de droga – O estudo da ONU também traz dados sobre a apreensão de algumas drogas. Nesse sentido, o Brasil aparece como o sétimo país com maior quantidade de apreensão de maconha em 2015. No total, 64% da maconha apreendida no mundo foi confiscada em países da América, principalmente no México e nos Estados Unidos.

Fonte: O Globo

“Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.” Provérbios 29:20 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s