Anvisa suspende captopril, cosméticos e manta

Confira as primeiras ações de suspensão de medicamentos, cosméticos e outros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa nos primeiros dias de julho.

captoprilCaptopril 25mg do Lafepe tem 10 lotes suspensos – Os lotes interditados do medicamento Captopril, do laboratório Lafepe, tiveram problemas no teor do princípio ativo. Produto é destinado ao controle da pressão alta. Dez lotes do medicamento Captopril 25mg foram interditados pela Anvisa nesta segunda-feira. Os lotes são do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), que identificou o problema durante o controle de qualidade dos produtos.

De acordo com o teste de estabilidade, que avalia a qualidade do medicamento depois de pronto, a quantidade de princípio ativo dissulfeto de captopril nos comprimidos estava diferente do padrão. O princípio ativo é a substância que dá a identidade do medicamento e faz ele agir no corpo do paciente.

O que fazer? O produto teve a suspensão da distribuição, comércio e uso. Por isso, os pacientes que estejam utilizando algum dos lotes suspensos devem fazer a troca do medicamento. Esta é uma medida preventiva para garantir que as pessoas não tenham problemas em seus tratamentos, utilizando um produto que gera menos efeito.

Os pacientes podem ligar no serviço de atendimento da empresa para saber como fazer a troca do produto ou, se preferir, consultar o seu médico para avaliar a alteração do tratamento. Os outros lotes do produto produzido pelo Lafepe continuam liberados. No mercado também existem diferentes marcas do medicamento disponível. A suspensão está na resolução RE 1.776/2017 publicada hoje no Diário Oficial da União.

Confira os lotes interditados:  15081401 (validade: agosto/2017), 15081402 (validade: agosto/2017), 15081403 (validade: agosto/2017), 15090230 (validade: setembro/2017), 15090231 (validade: setembro/2017), 15090232 (validade: setembro/2017), 15121446 (validade: dezembro/2017), 16030251 (validade: março/2018), 16030254(validade: março/2018) e 16030255(validade: março/2018).

Proibições: cosmético clandestino e manta milagrosa – Os cosméticos da marca Professional Vitafavo Color Hair e a Manta Quântica foram proibidos nesta segunda-feira pela Anvisa. O cosmético é clandestino e a manta faz alegações fantasiosas. Dois produtos irregulares foram proibidos nesta segunda-feira (3/7) pela Anvisa. O primeiro foi a Manta Quântica, fabricada pela Ative Naturalle Equipamentos Fisioterápicos Eireli – ME. O produto alegava tratar diversos problemas de saúde sem, no entanto, qualquer tipo de comprovação ou embasamento científico. Entre as promessas estavam o tratamento de dores de coluna, fibromialgia, pressão alta, diabetes e má circulação. A publicidade prometia ainda a emissão de “energia quântica” e o tratamento das doenças “dentro das células”. Para poder ser vendido no Brasil, qualquer equipamento de uso terapêutico precisa provar seu funcionamento por meio de um pedido de registro na Anvisa.

Cosmético Clandestino – A Agência também proibiu os cosméticos da linha Professional Vitafavo Color Hair, que tenham no rótulo a indicação de fabricação pela empresa Laboratórios Ltda (CNPJ: 12.605.474/0001-84). A empresa não existe e o CNPJ do rótulo é falso. Isso significa que os produtos são de origem desconhecida e que a vigilância sanitária não sabe onde são fabricados, nem se atendem as regras sanitárias.

Fonte: Anvisa

rodapé inspirar

“Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:16b (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s