Pesquisa afirma que menstruação não afeta cognição das mulheres

Cientistas analisaram aspectos como memória e atenção.

ciclo menstrualUm estudo feito por pesquisadores do Hospital Universitário de Zurique contraria a afirmação de que a menstruação altera o funcionamento do cérebro. Embora tenha sido dito por algum tempo que durante o período o cérebro das mulheres não trabalha em seu nível mais alto, a pesquisa traz evidências de que o ciclo menstrual não é capaz de impactar negativamente na cognição.

A pesquisa, publicada no periódico “Frontiers in Behavioral Neuroscience”, analisou três aspectos da cognição durante dois ciclos menstruais consecutivos e constatou que as concentrações de estrogênio, progesterona e testosterona presentes durante o período não são capazes de alterar o funcionamento eficaz do cérebro.

– As mudanças hormonais relacionadas ao ciclo menstrual não mostram nenhuma associação com o desempenho cognitivo. Embora existam exceções individuais, o desempenho cognitivo das mulheres não é, em geral, perturbado pelas mudanças hormonais que ocorrem com o ciclo menstrual- afirmou a pesquisadora Brigitte Leeners, do Hospital Universitário de Zurique.

De acordo com os pesquisadores, não foram vistos impactos na memória de trabalho, no viés cognitivo (relacionado a interpretações lógicas de situações variadas), ou na capacidade de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo. Embora os hormônios tenham causado alteração no primeiro ciclo em algumas mulheres, o impacto não apareceu no ciclo seguinte.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas observaram os efeitos da menstruação em 68 mulheres, amostra maior que a utilizada normalmente nesse tipo de pesquisa. Ainda assim, os cientistas que participaram do estudo afirmam que as evidências são preliminares e precisam ser estudadas com outros grupos mais amplos de mulheres, inclusive aquelas que possuem distúrbios hormonais.

Professor de ginecologia da UFF, Ivan Penna afirma que o estudo é importante para desmistificar uma ideia antiga de que as mulheres teriam menor desempenho em algumas tarefas somente pelo fato de estarem menstruando.

– A pesquisa desmistifica uma ideia errada de que pudesse haver qualquer tipo de variação da capacidade cognitiva da mulher por conta da menstruação. Não há diferença entre homens e mulheres nesse aspecto só porque elas menstruam. O que temos provado são alterações relacionadas ao humor.

Ainda assim, segundo Penna, os reflexos ocasionados pela oscilação do humor podem aparecer em qualquer pessoa, independente da tensão pré-menstrual (TPM): – Uma paciente com TPM, eventualmente, pode ter uma produtividade menor naquele dia devido à oscilação de humor, mas não quer dizer que a capacidade cognitiva dela está alterada. Assim como um homem pode estar com um humor diferente, e também não ser produtivo suficiente por isso.

Fonte: O Globo

“Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.” Salmos 24:8 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s