Temperatura da água não afeta a higiene eficaz das mãos

Para uma higiene eficaz das mãos, a temperatura da água é menos importante que o tempo, de acordo com um estudo publicado no Journal of Food Protection.

lavar mãosPesquisadores contaminaram as mãos de voluntários com altos níveis de bactérias inofensivas várias vezes ao longo de seis meses. Os participantes foram então convidados a lavar as mãos com água nas temperaturas de 15 graus, 26 graus ou 38 graus centígrados.

A equipe verificou que a água mais fria foi tão eficaz quanto a água quente na erradicação de bactérias prejudiciais e outros germes. O que é mais importante, segundo o estudo, é que as pessoas esfreguem as mãos com sabão por pelo menos 10 segundos. A quantidade de sabão utilizada pelas pessoas não afetou as descobertas.

Compreender quais são os comportamentos e os fatores humanos que mais influenciam a lavagem das mãos pode ajudar os pesquisadores a descobrir técnicas para otimizar a eficácia deste procedimento.

Fonte: Terra (Boa Saúde) e Journal of Food Protection: June 2017, Vol. 80, No. 6, pp. 1022-1031.

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” Tiago 3:8-9 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s