Garantia de mais acesso a novos tratamentos

biossimilaresO número de pacientes aumenta, a tecnologia avança e os custos com a saúde não param de crescer em todo o mundo. Medicamentos biológicos são inovações importantes que trouxeram mais eficiência e esperança para o tratamento de doenças complexas. Eles têm sido usados há décadas, gerando, muitas vezes, custos exorbitantes para os sistemas de saúde.

É nesse cenário que entram os medicamentos biossimilares, capazes de reverter essa equação ao reduzir despesas e, consequentemente, ampliar o acesso a terapias mais complexas e eficientes para milhões de pacientes.

De acordo com estudos realizados na União Europeia, biossimilares têm mesma eficácia que os medicamentos biológicos de referência e custo até 30% mais baixo. Estima-se, portanto, que os biossimilares serão responsáveis por uma economia entre 11,8 bilhões e 33,4 bilhões de euros só na União Europeia entre os anos de 2007 e 2020.

No entanto, estes números podem crescer à medida que patentes espiram e novos biossimilares são aprovados pelas agências reguladoras de cada país. No Brasil, a Anvisa já aprovou o primeiro anticorpo monoclonal biossimilar em fevereiro de 2016, o Remsima (infliximabe), que é indicado para o tratamento de artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriásica e doença de Crohn.

Nos EUA, até agora, dois foram aprovados pelo FDA. Na União Europeia, que está mais à frente nesta questão, a Agência Europeia de Medicamentos já aprovou mais de 20 biossimilares. E a boa notícia é que existem algumas dezenas de medicamentos biossimilares na fila aguardando liberação das agências para entrarem no mercado.

Fonte: www.biossimilaresbrasil.com.br
Colaboração: Osvaldo Albuquerque Cavalcanti

“Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus” . Efésios 2:7 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s