Universidades usam realidade virtual para tratar estresse pós-traumático

Óculos podem reconstruir o cenário onde o paciente viveu o trauma para poder superá-lo.

realidade virtual

Vistos como forma de entretenimento por alguns, os óculos de realidade virtual estão sendo utilizados também no tratamento de problemas de saúde, como traumas e fobias. Pesquisadores de duas universidades brasileiras já utilizam a tecnologia na assistência a pessoas com estresse pós-traumático ou medos, como o de avião. A técnica virou uma aliada ao tratamento convencional para esses tipos de transtorno, baseado em sessões de terapia cognitivo-comportamental, nas quais o paciente é orientado a reviver as situações que lhe trazem medo ou angústia.

“Na terapia tradicional, a gente faz o paciente entrar em contato com as memórias por meio da imaginação e do relato. Ao ser ‘exposto’ à situação novamente, a ideia é que ele, aos poucos, construa uma nova memória do acontecimento e que essa memória não venha mais acompanhada pelo medo”, explica Christian Kristensen, professor titular do programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O problema, diz o especialista, é que algumas pessoas têm dificuldades em reviver essas lembranças só na imaginação. Em palestra realizada no World Congress on Brain, Behavior and Emotions – congresso sobre o cérebro realizado em Porto Alegre no mês passado -, Kristensen apresentou detalhes sobre o trabalho que tem feito com vítimas de assalto a bancos. “No cenário criado para o software, o paciente pode se colocar no lugar de gerente, caixa do banco ou cliente. Ele passa por uma série de situações características de uma agência bancária até que entra um personagem e anuncia o assalto”, conta ele.

— As primeiras versões dos cenários que trabalhamos eram menos requintadas. O que começamos a usar no ano passado tem um nível de interação maior. Até os postes e placas de rua do entorno da agência lembram a cidade de Porto Alegre.

Leia a notícia completa no site do R7

“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.” Jeremias 29:12 (clique aqui e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s