Células novas são produzidas em área cerebral que se achava não produzir

Descoberta pode ajudar a encontrar novos tratamentos para ansiedade e depressão.

neurôniosUma descoberta da Universidade de Queensland, na Austrália, pode levar a novos tratamentos para ansiedade, depressão e distúrbio de estresse pós-traumático. Os cientistas descobriram que novas células do cérebro são produzidas na região conhecida como amígdala , no cérebro adulto, que é uma parte importante em processar memórias emocionais. Antes, acreditava-se que essa área não tinha produção.

“Enquanto se sabia que novos neurônios são produzidos em cérebros adultos, de forma emocionante, essa é a primeira vez que novas células são descobertas na amigdalar”, conta Sah. “Nossa descoberta tem enormes implicações para compreender a amígdala como um todo e seus sistemas de regulação de memórias sobre medo”. O pesquisador Dhanisha Jhaveri explica que a amígdala tem papel fundamental no aprendizado do medo – o processo pelo qual associamos um estímulo a um evento assustador.

“O aprendizado do medo leva a uma resposta do ‘agir ou correr’, o que aumenta os batimentos cardíacos, seca a boca, as mãos suam, mas a amígdala também age na produção de sentimentos de temor e desespero, nos casos de fobia, por exemplo” afirma Jhaveri.

“Encontrar maneiras de estimular a produção de novas células no cérebro, na amígdala, pode nos dar novos caminhos para tratar distúrbios relativos ao medo, que incluem ansiedade, estresse pós-traumático e depressão”. Antes, novas células no cérebro em adultos só se sabia que eram produzidas no hipocampo, região cerebral importante para aprendizado de noções espaciais e memória.

Fonte: O Globo

“Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.” Isaías 64:8 (clique aqui, ouça o áudio e se surpreenda)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s