Farmacêutico é indispensável, inclusive, nos Hospitais de pequeno porte

hospital farmáciaResolução 565, de 10 de novembro de 2017, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), reafirma a necessidade da assistência farmacêutica nos hospitais em virtude da complexidade do serviço, inclusive nos hospitais de pequeno porte. A presença do farmacêutico agora é indispensável, independente do número de leitos disponíveis. A medida foi homologada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelo presidente do CNS, Ronald Ferreira dos Santos.

O texto também determina que o CNS solicite ao sistema nacional de vigilância sanitária que execute ações articuladas nacionalmente para enfrentar os riscos advindos do não cumprimento das normas sanitárias, que visam à proteção dos usuários de medicamentos no ambiente hospitalar.

Outra ação que consta na resolução é o encaminhamento ao Ministério Público Federal de solicitação de medidas judiciais cabíveis para o efetivo cumprimento do conjunto das normas existentes para atividades que envolvam medicamentos nos ambientes hospitalares. A normativa foi uma necessidade observada pelos conselheiros do CNS, tendo em vista que há algumas decisões judiciais estão desobrigando hospitais com até 50 leitos de possuírem farmacêutico responsável técnico.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, afirmou que a presença do farmacêutico vai muito além do cumprimento de uma exigência legal. “O farmacêutico é um profissional indispensável no ambiente hospitalar. Ele promove todo o acompanhamento clínico, além do benefício primordial que é o aumento da segurança, recuperação e promoção da saúde do paciente”.

Fonte: CRF-PR

“E, voltando para os seus discípulos, Jesus achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:40-41(clique aqui, assista o vídeo e se surpreenda)

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s