Uso de enxaguantes bucais em dentes com cárie ajuda a impedir avanço da doença, diz estudo em Campinas

Pesquisa feita em faculdade de Campinas identificou recuperação da perda de cálcio durante a ocorrência de cárie, que deixa o esmalte do dente vulnerável.

enxaguante bucalUma pesquisa feita em Campinas (SP) analisou amostras de dentes saudáveis e com cárie inicial submetidas a enxaguantes e clareadores bucais e concluiu que os produtos aumentam a dureza dos dentes, deixando-os mais resistentes e evitando o avanço da doença. O estudo foi feito pela Faculdade São Leopoldo Mandic, que usou as substâncias nas amostras de dentes todos os dias durante o período de um mês.

Quando aparece uma cárie no dente, ela começa a atingir o esmalte e provoca uma perda de cálcio, que é o processo de desmineralização, comprometendo a dureza do dente. Isso significa que a superfície fica porosa e amolecida. A pesquisa comprovou que há como recuperar a condição saudável. “A gente viu que, nesses esmaltes com início de uma cárie, teve um aumento da dureza do esmalte, ou seja, se o paciente está com uma cárie em início, o enxaguante pode sim ajudar nessa remineralização do esmalte, nesse aumento da dureza”, explica a pesquisadora e dentista Ana Mariana de Lima Barbosa.

Os efeitos foram mais percebidos nos dentes doentes do que nos saudáveis, e, segundo as pesquisadoras, se devem à presença de flúor. Em relação às substâncias branqueadoras, o efeito também foi positivo para melhorar a mineralização do dente com cárie. Não houve percepção do branqueamento nos dentes saudáveis, resultado esperado pelos consumidores desse produto, mas houve, sim, uma melhora da luminosidade nos dentes doentes.

Dose e frequência – Segundo as pesquisadoras, a dose certa e a frequência ideal de uso variam de acordo com o perfil de cada pessoa. “A melhor pessoa para dizer a frequência de utilização é o dentista, que ao paciente deve procurar com regularidade”, ressalta Fabiana Gomes França, coordenadora da graduação em odontologia na faculdade. As dentistas alertam, ainda, para a necessidade do uso de fio dental e escova de dentes diariamente. Os enxaguantes podem ser encontrados nas prateleiras de farmácias e supermercados.

Fonte: G1

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15 (clique aqui, assista o vídeo e se surpreenda)

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s