Anvisa interdita lote de vacina pentavalente produzida por empresa indiana

Após reprovação no teste que analisa cor, odor e embalagem, lote de vacinas da Biologicals E. Limited não será distribuído.

vacinas anvisaPor meio de resolução publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou um lote de vacinas da empresa indiana “Biologicals E. Limited”. Conforme o texto do Diário Oficial, a vacina é do tipo pentavalente líquida e “obteve resultado insatisfatório no ensaio de aspecto”. A empresa é especializada na produção de vacinas de baixo custo. O “ensaio de aspecto” é a análise do órgão regulador que verifica cor, odor e características da embalagem de um produto.

A vacina pentavalente, como o próprio nome indica, protege o paciente contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade. Em nota enviada ao G1, o Ministério da Saúde afirmou que “o lote interditado pela Anvisa não foi distribuído, dada a reprovação durante a análise de qualidade realizada pelo Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde (INCQS)”.

A nota diz, ainda, que as vacinas da empresa são adquiridas há cinco anos e até o momento não vinham apresentando problemas: “Desde 2014, a pasta adquire o imunobiológico (vacina duplo adulto e pentavalente) da empresa; todas as distribuições realizadas até então são referentes a outros lotes aprovados durante análise de qualidade”. O lote interditado é o de número 220105317B. Procurada pelo G1 nesta sexta-feira, a empresa “Biologicals E. Limited” não se pronunciou até a mais recente atualização desta reportagem.

Fonte: G1

‘‘Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.’’  Mateus 6:16 (para entender, clique aqui, assista o vídeo e se surpreenda)

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s