Filhos de mães com Covid-19 têm maior risco de distúrbios de neurodesenvolvimento

Um novo estudo realizado no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que filhos do sexo masculino nascidos de mães com histórico de Covid-19 durante a gestação eram mais propensos a receber um diagnóstico de problemas de neurodesenvolvimento, como transtorno do espectro autista, no primeiro ano após o parto.

Os autores do estudo examinaram registros eletrônicos de saúde de 18.355 nascidos vivos durante a pandemia de Covid-19, incluindo 883, ou 4,8%, de indivíduos que testaram positivo para Covid-19 durante a gravidez. Das 883 crianças expostas ao coronavírus antes do nascimento, 26, ou 3%, receberam um diagnóstico de neurodesenvolvimento no primeiro ano de vida. Os pesquisadores observaram que 1,8% das crianças não expostas ao Covid-19, ou 317, receberam esse diagnóstico.

Depois de contabilizar vários fatores, incluindo raça, etnia, status de seguro, tipo de hospital, idade materna e estado prematuro, os pesquisadores descobriram que os casos maternos de Covid-19 estavam associados a chances quase duas vezes maiores de um diagnóstico de neurodesenvolvimento aos 12 meses de idade entre crianças do sexo masculino. A razão para a disparidade entre homens e mulheres não ficou imediatamente clara na pesquisa. Segundo os autores, são necessários estudos maiores e acompanhamentos mais longos para testar os resultados de forma confiável.

Fonte: Boa Saúde e JAMA Network Open

‘‘Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.’’ Salmos 139:16 (para entender, clique aqui, assista ao vídeo e se surpreenda)

⚠️ Receba as Notícias Farmacêuticas pelo Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/CSY8bvxhsq4Gcoq1G2ICx3
⚠️ Receba as Notícias Farmacêuticas pelo Telegram:
https://t.me/noticiasfarmaceuticasbrasil
⚠️ Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/NoticiasFarmaceuticas

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe um comentário