Dez pesticidas têm alto potencial para causar Parkinson

Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, emparelharam epidemiologia e triagem de toxicidade para isolar quais, entre os muitos milhares de produtos pesticidas, poderiam estar associados à doença de Parkinson. Eles identificaram 10 pesticidas que matam os neurônios envolvidos na doença de Parkinson, marcando um salto na compreensão do distúrbio.

Os 10 pesticidas identificados incluem inseticidas, fungicidas e herbicidas, e foram diretamente tóxicos para os neurônios dopaminérgicos, que estão envolvidos no movimento voluntário. A morte desses neurônios é uma característica do Parkinson. Os pesquisadores também descobriram que a exposição a combinações de pesticidas usados na cultura do algodão era mais tóxica do que qualquer pesticida isolado desse grupo.

Primeiro, os pesquisadores analisaram o histórico de exposição ao longo de décadas para 288 pesticidas em pacientes do California’s Central Valley com doença de Parkinson que participaram de estudos anteriores.  Depois de determinar a exposição de longo prazo para cada pessoa, a equipe usou uma ampla análise de associação de pesticidas, testando cada pesticida individualmente para sua associação com Parkinson.

Os pesquisadores foram capazes de identificar 53 pesticidas que pareciam estar implicados na doença de Parkinson. A maioria deles não havia sido estudada anteriormente para um link potencial e ainda está em uso. Depois, eles testaram a toxicidade da maioria desses pesticidas em neurônios dopaminérgicos derivados de pacientes com Parkinson usando células-tronco pluripotentes.

Os resultados apontaram para dez pesticidas diretamente tóxicos para esses neurônios: quatro são inseticidas: dicofol, endosulfan, naled, propargite. Três são herbicidas: diquat, endothall, trifluralin. Três são fungicidas, sulfato de cobre básico e penta-hidratado e folpet. Esses pesticidas são estruturalmente distintos e não compartilham uma classificação de toxicidade anterior. Quando a equipe testou a toxicidade de vários pesticidas comumente aplicados em plantações de algodão na mesma época, eles descobriram que as combinações envolvendo trifluralina eram mais tóxicas.

Fonte: Boa Saúde e Nature Communications

‘‘Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.’’ Efésios 2:8 (para entender, clique aqui, assista ao vídeo e se surpreenda)

⚠️ Receba as Notícias Farmacêuticas pelo Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/E6QDsszNNX0EweczAdgpNG
⚠️ Receba as Notícias Farmacêuticas pelo Telegram:
https://t.me/noticiasfarmaceuticasbrasil
⚠️ Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/NoticiasFarmaceuticas

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe um comentário