Dieta rica em ômega-3 pode retardar a fibrose pulmonar

Uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 encontrados em nozes e peixes oleosos pode ajudar a retardar a progressão da fibrose pulmonar, indica estudo realizado na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. A fibrose pulmonar é uma doença implacável e potencialmente fatal, em que o tecido pulmonar cicatriza e endurece com o tempo. Muitas vezes ligada ao tabagismo, a doença prejudica a função pulmonar, fazendo com que os pacientes fiquem com falta de ar, fracos e incapacitados.

Os pesquisadores acompanharam a saúde de 300 pacientes com doença pulmonar intersticial – a classe de doenças respiratórias que inclui fibrose pulmonar. A maioria tinha fibrose pulmonar “idiopática” (o que significa que a causa exata da doença é desconhecida) e a maioria eram homens (os homens são mais propensos à doença). Exames de sangue foram feitos para avaliar a ingestão alimentar de ácidos graxos ômega-3 de cada paciente. Os pesquisadores descobriram que níveis mais elevados de ácidos graxos ômega-3 eram preditivos de melhores resultados clínicos na fibrose pulmonar.

Especificamente, as pessoas com níveis mais elevados do nutriente tinham pulmões mais capazes de trocar dióxido de carbono e oxigênio – um processo necessário à vida. Eles também foram mais capazes de sobreviver sem precisar de um transplante de pulmão. Segundo os autores, essas descobertas foram consistentes, independentemente do histórico de doenças cardiovasculares, o que sugere que isso pode ser específico da fibrose pulmonar.

Fonte: Boa Saúde e Chest

‘‘Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.’’  Romanos 8:33 (para entender, clique aqui, assista ao vídeo e se surpreenda)

⚠️ Receba as Notícias Farmacêuticas pelo Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/JKikzwl9two9aXGuUSu62q
⚠️ Receba as Notícias Farmacêuticas pelo Telegram:
https://t.me/noticiasfarmaceuticasbrasil
⚠️ Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/NoticiasFarmaceuticas

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe um comentário